26 outubro 2010

O Magalhães chegou a Aldriz

Caros pais,

Com a chegada deste "navegador" a Aldriz, será necessário tomarmos cuidados redobrados com o uso das tecnologias. Poderiamos elencar um número infindável de conselhos sobre a sua utilização, mas dois há (um sobre o uso da internet e outro sobre o tempo de utilização) que se sobrepõe a todos os outros:

NAVEGAR NA INTERNET SÓ NA PRESENÇA DE UM ADULTO
Mesmo que o adulto não tenha qualquer tipo de conhecimentos de computadores e internet, bastará a sua presença para regular o uso da mesma. O pretexto de "mostra-me como funciona, explica-me, ensina-me" é o garante da presença não "incomodar". Se não tiver 30 minutos para acompanhar o acesso à internet... desligue-a.

MÁXIMO DE 30 MINUTOS POR DIA, QUANDO NECESSÁRIO
Após o horário lectivo restringir a utilização do Magalhães a 30 minutos por dia, e quando necessário. Os ecrãns são tão pequenos, pelo que as crianças têm que fazer um esforço adicional e como tal, desaconselha-se um uso excessivo.

Documentos relacionados:

- Cuidados a ter na Internet
Os principais cuidados a ter na Internet, conselhos sobre as regras a definir em casa para a utilização do Magalhães e a manutenção do portátil estão descritos num Guia que o Ministério da Educação preparou para Pais e Educadores. Este Guia está disponível no site do e-escolinha e foi preparado pelo Centro de Competências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Recomendações e avisos importantes. O mundo das novas tecnologias traz cenários fantásticos, novas descobertas que irão abrir novos horizontes, mas… cuidado, a informação evita dissabores.

Guia de controlo parental do Magalhães

Sem comentários: